Hospital Estadual Mário Covas inaugura ‘Ambulatório dos Viajantes’ pioneiro no ABC - Bastidor Político
Hospital Estadual Mário Covas inaugura  ‘Ambulatório dos Viajantes’ pioneiro no ABC Hospital Estadual Mário Covas inaugura  ‘Ambulatório dos Viajantes’ pioneiro no ABC
O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, inaugura na próxima quarta-feira (15 de fevereiro), às 10h, o Ambulatório dos Viajantes. Pioneiro na região... Hospital Estadual Mário Covas inaugura  ‘Ambulatório dos Viajantes’ pioneiro no ABC

O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, inaugura na próxima quarta-feira (15 de fevereiro), às 10h, o Ambulatório dos Viajantes. Pioneiro na região do ABC, o espaço anexo ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE-ABC) é iniciativa da disciplina de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC, direcionado ao atendimento de pessoas que se deslocam em viagens nacionais e internacionais e que necessitam de orientação quanto aos cuidados para prevenção de doenças infectocontagiosas na região de destino. Informações sobre outros riscos, como de trombose em viagens aéreas ou nas atividades de mergulho, também integram o serviço.

 

O Ambulatório dos Viajantes contou com investimento de R$ 11 mil do hospital, que engloba a contração de imunologista, reforma e adequação do espaço, além da aquisição de equipamentos de mobiliário, projetor, notebook e ar-condicionado. A inauguração será feita pelo secretário estadual de Saúde, Dr. David Uip, e contará com presenças do superintendente do HEMC, Dr. Desiré Carlos Callegari, da presidente e do vice da Fundação do ABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna e Dr. Wagner Kuroiwa, entre outras autoridades.

 

ORIENTAÇÃO E CUIDADOS

No Ambulatório dos Viajantes, a população será orientada sobre os cuidados com a ingestão de água e alimentos, picadas de insetos e vacinação específica conforme o destino. Além disso, o local está ligado ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais do ABC, que disponibiliza vacinas para a rede pública, que serão indicadas durante as consultas. Concluída a etapa de informação e esclarecimento, as vacinas serão aplicadas no próprio CRIE-ABC.

 

O atendimento também será realizado para pessoas que retornam de viagem com sinais ou sintomas de doenças que possivelmente foram adquiridas nesse período. O serviço estará sob responsabilidade de equipe médica e de enfermagem especializada, que dispõe de recursos técnicos e audiovisuais para proporcionar melhor entendimento e orientação aos viajantes.

 

O ambulatório funcionará mediante agendamento prévio, as segundas e quintas-feiras, das 12h às 16h, no 3º andar do Hospital Estadual Mário Covas. O acesso é pela entrada do Hospital Dia: Rua Henrique Calderazzo, 321, Bairro Paraíso – Santo André (SP). Informações e agendamento pelo telefone (11) 2829-5165.

 

CRIE-ABC

O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais atende há 11 anos no HEMC a ocorrências emergenciais e espontâneas, oferecendo vacinas especiais (imunoglobulinas). São realizados entre 500 e 660 atendimentos mensais, demanda que aumenta nas ocorrências endêmicas de gripes e outras patologias. Vacinas contra hepatite B, tétano, febre amarela e raiva estão entre as disponíveis no CRIE.

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook