spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Mauricio Andriani: O visionário que revolucionou o jeito do ABC se comunicar

Por Samuel Boss

Hoje é tão comum para os usuários de internet assistir vídeos em seus Smartphones, em suas TVs Smart, acompanhar transmissões ao vivo pelo Facebook ou até mesmo acompanhar pelas redes a programação de grandes empresas de comunicação como: TV Globo, Band News, Jovem Pan, CBN entre outras. Porém, isso era inimaginável há uma década atrás, e foi neste terreno inexplorável que o empresário de telecomunicações, Mauricio Andriani revolucionou a forma de comunicação na região do ABC.

Andriani que é morador de São Bernardo do Campo, em viagem ao Estados Unidos conheceu o sistema de streaming – uma plataforma de transmissão de vídeo ao vivo pela internet. Estudou a fundo o sistema e ao voltar ao Brasil, criou a TVABCD, a primeira WEBTV da região. A TV pela internet e fortalecida através da redes sociais, em especial, o Facebook, trazia em sua grade de programação a conteúdo exclusivo para os moradores das sete cidades.

O empresário era antenado em tudo que acontecia em matéria de comunicação aqui no ABC, e foi dele a ideia de dar espaço para novos nomes do jornalismo da região, e novas formas de levar a notícia. Andriani não tinha medo de se arriscar, prova disso é que acolheu em sua TV, programas polêmicos como: o Quarta Ordinária (programa de humor e política, criado por este que vos escreve e por Daniel Alcarria); o programa do polêmico Léo Junior, que nunca se furtou em opinar ou levar a notícia de uma forma inovadora; programas de turismo, religião, educação e entretenimento entre outros.

Lembro-me da primeira conversa que tive com Maurício em 2009, ele tentava me explicar o conceito da TV pela internet, mas minha mente ainda estava presa aos sistemas comuns. Andriani profeticamente me disse “Vai chegar um momento em que as pessoas deixarão a TV aberta de lado e assistirão sua própria programação, a TV smart chegará ao Brasil e  TV aberta perderá força”.  Eu ainda estava sonhando em ter uma TV de plasma, mas ele já estava falando de aparelho de TV conectado a internet com serviços de streaming. E quem não tem Netflix hoje em dia?

A TVABCD foi escola para muitos jornalistas espalhados pela região e pelo Brasil. Os alunos de Andriani foram se espalhando pela região e levando seu conceito apara cada cidade. TV São Caetano, que hoje é a TV Grande ABC; DGABCTV, ABC Reporter TV e tantos outros são frutos do olhar visionário de Andriani.

Leandro Matoso que hoje faz parte da equipe do SPTV da TV Globo; Alexandre Furtado que hoje apresenta o Balanço Geral na Record Vale; Marcos Fidelis que dirige o ABC Repórter TV; eu mesmo ( Samuel Boss), criei a TV São Caetano, são alguns dos nomes que passaram pela TVABCD.

Vivemos hoje o que Andriani já investia e acreditava no passado, cabe a nós, profissionais de comunicação,reverenciar este homem que contribuiu para um novo jeito de levar notícia e conteúdo regional através da internet. Parabéns Maurício Andriani, a região agradece.

 

 

 

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles