Opinião: Sugestões para melhorar a Saúde | Bastidor Político

Bastidor Político

A notícia por trás da notícia

Opinião: Sugestões para melhorar a Saúde Opinião: Sugestões para melhorar a Saúde
Diariamente ouvimos queixas contra a saúde, são tão comuns que às vezes temos a impressão, que a saúde pública, não tem mais conserto. Falando... Opinião: Sugestões para melhorar a Saúde

Diariamente ouvimos queixas contra a saúde, são tão comuns que às vezes temos a impressão, que a saúde pública, não tem mais conserto.

Falando especificamente sobre a saúde de São Caetano gostaria de apresentar algumas contribuições, que se adotadas poderiam melhorar a Atenção Básica.

Para quem não é da área primeiro é preciso informar que a Atenção Básica é a porta de entrada para todo o sistema de saúde.

A Atenção Básica é prestada pelas Unidades Básicas de Saúde principalmente pela Estratégia Saúde da Família, mais conhecida como PSF.

O Programa Saúde da Família deveria resolver 80% dos casos atendidos, encaminhando os outros 20% para especialistas, mas infelizmente não é o que ocorre.

O PSF não é resolutivo, pois é baseado num médico que não existe, ou seja, o médico da família, que atende adultos, crianças e gestantes.

Essa realidade pode ser enfrentada da seguinte forma, além do médico do PSF, deveria ser contratado um ginecologista e um pediatra para apoiar os médicos e enfermeiros do PSF.

Os especialistas não teriam consultório fixo e quando solicitados, atenderiam em conjunto com o médico ou o enfermeiro, que proporcionaria um treinamento em serviço. Também o PSF deverá contar com um preceptor médico e um preceptor de enfermagem, preferencialmente ligado a Universidade local, para apoio e treinamento das equipes.

No geral falta gestão e sobram problemas como: consultas relâmpagos, excesso de encaminhamentos para especialistas, médicos que não cumprem horário, atenção medico centrada, profissionais despreparados, dificuldade de fixar o profissional médico, baixos salários entre outros. Com todos esses problemas como a Atenção Básica poderá se tornar eficiente e resolutiva?

Resposta através de medidas simples, como por exemplo, a implantação do prontuário eletrônico, ponto eletrônico (essa medida precisará contar com o apoio popular, pois sem dúvida causará protestos por parte daqueles acostumados a não cumprir a jornada de trabalho), as agendas de consultas deveriam ficar sob a responsabilidade da gerente da unidade e não dos profissionais, maior participação dos enfermeiros no atendimento, gerentes com melhor preparo e autonomia, protocolos de atendimento, acolhimento, implantar referência e contra referência, evitar a ingerência política, promover treinamento dos profissionais, melhorar os salários, valorizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, estabelecer a meritocracia, oferecer mais serviços como: eletrocardiograma, sutura, curativos, coleta de Papanicolau e vacinas em tempo integral.

Também será de grande importância, a implantação dos Conselhos Locais de Saúde para que a comunidade possa acompanhar e opinar sobre os serviços prestados.

Roberto Canavezzi

Conselheiro Municipal de Saúde de São Caetano do Sul