Consórcio continua fazendo a alegria dos empresários de Transportes do ABC - Bastidor Político
Consórcio continua fazendo a alegria dos empresários de Transportes do ABC Consórcio continua fazendo a alegria dos empresários de Transportes do ABC
POR SAMUEL BOSS O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, ou ‘Clube dos Prefeitos’, como diz o colega Daniel Lima,  continua sendo uma confraria para... Consórcio continua fazendo a alegria dos empresários de Transportes do ABC

POR SAMUEL BOSS

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, ou ‘Clube dos Prefeitos’, como diz o colega Daniel Lima,  continua sendo uma confraria para abrir sorrisos dos empresários de Transporte da Região. Amanhã (9) é esperado a primeira atividade do Consórcio, e a pauta em questão é o aumento das tarifas de transporte, ou seja, meia duzia de empresários vão comemorar, enquanto milhões de pessoas vão reclamar sem poder de veto. Mas o que vale o povo?

O Consórcio continua jogando o dinheiro do povo pelo ralo, não há efetividade alguma nas atividades da autarquia. Através do Portal da Transparência é possível ver até 2016  quantos milhões são distribuídos para estudos inúteis e aumentar ainda mais a dúvida sobre a existência desse equipamento público.

Em 2015 o Consórcio pagou a pequena bagatela de R$ 26,4 milhões para elaboração de projeto para criação de corredores de ônibus. Alguém da região viu a execução desses corredores? E para onde foi o dinheiro? Com este investimento daria para construir uma creche em cada cidade da região, ou um Posto de Saúde.

Em 2016 foram investidos meio milhão de reais num estudo para criação do Pólo Tecnológico  em Santo André, porém, em 2017 esse tema ficou só no discurso. Aliás, este Polo Tecnológico está igual o Metrô no ABC, só existe nas propagandas e nos discursos de tribuna política.

Foram investidos mais milhões em publicidade e patrocínio, com a criação do Mister Mão que prometia conscientizar os pedestres e motoristas sobre atravessia segura, mas os números de atropelamento só cresceram no ABC e representam a maioria dos casos de mortes no trânsito. Veja a matéria.  Foram enviados mais R$ 300 mil para cota de patrocínio de festas e eventos, além, de mais milhões para uma campanha totalmente sem sem sentido contra o mosquito da dengue.

Os números de 2018 ainda não estão disponíveis, mas já sabemos algumas ações do  Consórcio; a criação de uma filial em Brasília com intuito de angariar verbas para região com o governo Federal . Vale lembrar que este papel cabe ao legislativo, mas como o presidente, Orlando Morando tem desafetos com os deputados da região, inventou um deputado de faixada dentro do Consórcio para apequenar o papel do seus adversários políticos. Até agora não sabemos de nenhum real conseguido pela filia de Brasília, tampouco sabemos quanto tempo  o executivo escolhido, Fabio Palacio, permanece no escritório da capital federal.

Mas enquanto o dinheiro do Consórcio sai pelo ralo com estudos, patrocínios e publicidades, os empresários estão bem satisfeitos com atuação dos prefeitos. Todas as reuniões sobre reajuste de tarifa foram positivas para os empresários e o aumento sempre supera a reposição da inflação, fora o aumento dos subsídios que a prefeitura  repassa para as empresas. É uma farra sem fim!

Ficaremos esperando sentado para que o Consórcio reúna os prefeitos para discutir o caos da saúde e da segurança em nossa região. Com uma região divida por fronteiras imaginárias, é inadmissível que o Consórcio não faça uma integração de sistemas de segurança para auxiliar  polícia. Também é inadmissível que o Consórcio não discuta com exaustão a questão da saúde na região, o quanto Mauá recebe de pacientes de Ribeirão Pires, o quanto Ribeirão PIres recebe de Rio Grande da Serra; o quanto Santo André recebe de Rio Grande, Ribeirão e Mauá; o quanto São Bernardo do Campo atende os pacientes de Santo André e Diadema e vice-versa.

Isso é apenas um sonho, mas digo sem errar, o ano que vem o Consórcio irá novamente se reunir para discutir o aumento da tarifa dos transportes,

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook