Exposição virtual da Pró-Memória relembra passeios à praia - Bastidor Político
Exposição virtual da Pró-Memória relembra passeios à praia Exposição virtual da Pró-Memória relembra passeios à praia
Ontem, hoje e sempre o mês de janeiro no Brasil é marcado pelas férias escolares e pelo verão. É a temporada do descanso também... Exposição virtual da Pró-Memória relembra passeios à praia

Foto tirada em praia santista, no dia 4 de setembro de 1938. Vemos: Waldemar Dea, Laura Munhoz Dias, Soledad Roda Munhoz, Ernesto Munhoz Dias e a menina Rosita Munhoz Dea

Ontem, hoje e sempre o mês de janeiro no Brasil é marcado pelas férias escolares e pelo verão. É a temporada do descanso também para muitas famílias e amigos. Combinando com o clima, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul realiza em sua primeira exposição virtual de 2018 a mostra Vamos à praia?

Piquenique em Santos, na década de 1930. Ao fundo, o Hotel Bela Vista, onde os banhistas alugavam seus trajes de praia

Constituída por 19 imagens e disponível em www.fpm.org.br, a atividade revela variados momentos dessas ocasiões de sociabilidade e descontração de moradores da cidade, em um período em que o cotidiano de boa parte deles era pautado pelo ritmo intenso de trabalho nas fábricas.

 As fotos, datadas das primeiras décadas do século passado, retrata que a ida a praias como a do José Menino, em Santos (SP), estava, ao lado de disputadas sessões de cinema, de concorridos bailes e apresentações teatrais, entre as principais opções de lazer da população de São Caetano. Organizados por grupos de amigos ou antigos clubes locais, como o Grêmio Instrutivo Recreativo Ideal, tais passeios eram marcados por animados piqueniques ou convescotes (termo usual na época).

Hermínia Bonesso, Antonia Gallina e Maria Ferrante, em foto tirada na Praia de José Menino, em 1946

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook