Vereador Cristiano Gomes quer curso técnico de enfermagem e Progesta-12 pela prefeitura - Bastidor Político
Vereador Cristiano Gomes quer  curso técnico de enfermagem e Progesta-12 pela prefeitura Vereador Cristiano Gomes quer  curso técnico de enfermagem e Progesta-12 pela prefeitura
Durante a sessão desta terça-feira, 6, o vereador dr. Cristiano Gomes usou a tribuna para falar sobre duas de suas indicações. Uma delas sobre... Vereador Cristiano Gomes quer  curso técnico de enfermagem e Progesta-12 pela prefeitura

Durante a sessão desta terça-feira, 6, o vereador dr. Cristiano Gomes usou a tribuna para falar sobre duas de suas indicações. Uma delas sobre a possibilidade de um curso técnico de enfermagem na cidade e a outra sobre o programa Progesta -12.

Curso de Técnico de Enfermagem

Dr. Cristiano defende a educação técnica profissional como formação que traz retorno rápido, uma forma de driblar a crise e aumentar a empregabilidade entre os jovens.  Sua sugestão é para que o curso aconteça na EME Prof. Alcina Dantas Feijão que já conta com educação técnica profissional em algumas áreas. 

A escola pode se tornar uma ponte entre os alunos e o mercado de trabalho. “A cidade já tem um curso superior em medicina e podemos ampliar esse leque com a capacitação de jovens no técnico em enfermagem formando uma grande rede de empregabilidade. O mercado de trabalho é amplo e só aqui na cidade temos três grandes hospitais privados e mais toda a rede pública”, explicou o vereador. 

Os técnicos constituem a maioria dos profissionais dentro da área de enfermagem e possuem um mercado de trabalho amplo podendo ser aproveitados em clínicas, hospitais, consultórios, postos de saúde, atendimentos domiciliares, escolas, entre outros. 

Progesta-12 –

A taxa de mortalidade infantil que aumentou muito nos últimos anos está totalmente ligada à rede de atendimento pública disponibilizada para as mães e bebês. Muitos programas foram extintos pela antiga gestão e precisam ser retomados para que a cidade diminua novamente o risco de morte dos nascidos vivos e bebês de até um ano de idade.  Em 2008 a cidade atingiu níveis de países de primeiro mundo, com 4,1 mortes para cada mil nascidos vivos. “Com o fim dos programas de atenção a gestante e ao bebê o número saltou para 11,9 em 2016“, explicou dr. Cristiano. 

O programa Progesta 12 adota o conceito de gravidez de 12 meses – as moradoras que querem planejar a gravidez são beneficiadas, três meses antes da previsão da concepção, com um conjunto de ações como suporte nutricional (suplemento e vitaminas), realização de exames, recebimento de medicamentos e orientações físicas, garantindo uma gestação tranquila e saudável.

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook