spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

São Caetano do Sul planeja retorno das cirurgias bariátricas

O retorno do serviço chegará aos 169 pacientes

 Uma reunião técnica na Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, na semana passada, fez avançar os trabalhos para reativar o atendimento para cirurgias bariátricas no município. Um grupo multidisciplinar – que envolve profissionais de nutrição, psicólogos, endocrinologista, endoscopista e cirurgião, entre outros – se encontrou para desenhar um fluxo de encaminhamento de pacientes para os serviços do Centro Municipal de Obesidade e Distúrbios Metabólicos.

A cidade oferecia cirurgia bariátrica na rede municipal, porém o atendimento foi interrompido há cerca de cinco anos. Agora, o retorno do serviço chegará aos 169 pacientes de uma fila antiga (reservada desde que houve a interrupção) e a mais outros 150 pacientes novos. Uma comissão do Conselho Municipal de Saúde acompanhará o andamento da lista de espera e todo o processo do programa.

“Os pacientes do grupo antigo, já confirmados como eletivos à cirurgia, serão reclassificados por índice de massa corpórea e haverá prioridade aos casos mais graves, respeitando-se a ordem cronológica”, explica Adriana Berringer Stephan, diretora de Saúde do município.

Os novos pacientes passarão por endocrinologistas, que avaliarão sua entrada no plano de obesidade. O programa é todo custeado pela Prefeitura de São Caetano do Sul e, agora que a cidade conta com o Centro de Endoscopia, inaugurado em 2017, haverá também a possibilidade de os pacientes serem encaminhados para o procedimento de endoscopia bariátrica.

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles