spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Candidatos negros foram minoria nas eleições do ABC deste ano

negros

O TSE -Tribunal Superior Eleitoral- divulgou os dados estatísticos das eleições municipais deste ano em todo Brasil, e o que chamou a atenção no ABC, foi a baixa participação de candidatos negros nas sete cidades que compõe a região. O levantamento aponta que a média das sete cidades foi de apenas 9% de participação de candidatos que se denominam da cor preta. Os dados serve como alerta para a semana da Consciência Negra que luta pela igualdade em nosso país.

São Caetano do Sul – A cidade foi a campeã em baixa participação de candidatos negros. Apenas 3,55%  dos postulantes ao cargo se declararam de cor preta para o TSE. Já a participação de brancos foi de 89,7%scsSanto André- A quinta maior cidade do estado de São Paulo, expõe em seu território grandes desigualdades, e as eleições comprovou essas diferenças. Apenas 7,6 % dos candidatos das cidade foram negros, enquanto a participação de brancos foi de 74,7 %.

sa

São Bernardo do Campo – Na cidade do ex-presidente Lula, os números também não são favoráveis, apenas 9,1% dos 503 candidatos inscritos na cidade são negros. Enquanto 65,9% são brancos e 24,5 % se denominaram pardos.

sbc

Mauá- A cidade de Mauá foi a que registrou a maior porcentagem de candidatos que se denominaram de raça negra. Foram 14,3% de candidatos negros contra 60,4% brancos e 25% pardos.

maua

Diadema- A cidade contabilizou a menor participação de brancos nas eleições em comparação com as outras cidades da região. Pouco mais de 48% dos candidatos foram brancos, já os pardos somaram 39% enquanto os candidatos negros foram de apenas 11%.

diadema

 

Ribeirão Pires- Na famosa Pérola da Serra, a Estância Turística de Ribeirão Pires teve o registro de 63% de candidatos brancos, 26,9% de pardos e apenas 7,11% de negros.

rp

Rio Grande da serra- O menos município da região não mostrou diferença em relação as outras seis cidades. A cor predominante entre os 209 candidatos da cidade foi a branca com 67,9%, enquanto os pardos somaram 18,6% e os negros apenas 13,4%.

rio-grande

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles