spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Governo congela vagas nas universidades federais

temer-bancada-paraibaO Ministério da Educação divulgou ontem (8) o congelamento da ampliação de vagas em universidades federais em todo o país nos próximos dois anos. A medida, que faz parte do congelamento dos gastos públicos proposto na PEC 55, deixará o país ainda mais distante do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê uma taxa de matrícula de 50% da população entre 18 e 24 anos. Em 2014, a taxa era de apenas 34,2%

Atualmente, as instituições federais são responsáveis por mais de 60% das matrículas de alunos de graduação na rede pública de ensino superior. Para 2017, o governo federal prevê cortar até 45% dos recursos previstos para investimentos em universidades federais.

A medida austera poderá dificultar ainda mais o acesso ao ensino superior no Brasil. Atualmente, segundo relatório da OCDE, apenas 14% da população brasileira adulta tem diploma superior, menos da metade da média de países desenvolvidos, e menos que ⅓ dos países com PIB per capita semelhante ao do Brasil, como Chile e Colômbia.

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles