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Prefeitura lança Sistema Integrado de Atendimento para diminuir uso de papel

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, prefeito Paulo Serra estabelece meta de eliminar uso de documentos em papel até o fim de 2020

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Paulo Serra lançou oficialmente o Sistema Integrado de Atendimento (SIA), módulo vereador, que visa diminuir o impacto do uso de papel na Câmara Municipal. O sistema substitui o papel por um programa totalmente digital. Além de facilitar o cotidiano dos membros do Poder Legislativo, a medida traz benefícios ao meio ambiente já que diminui em massa o uso da quantidade de papéis. O trabalho já está em vigor desde o início de maio e foi desenvolvido pela Secretaria de Inovação e Administração. Por ter sido confeccionado internamente, a Prefeitura deixou de gastar R$ 1 milhão, valor que seria pago caso fosse contratado um fornecedor fora da administração.

 

O programa consiste em dinamizar os pedidos encaminhados através dos gabinetes, possibilitando que os responsáveis cadastrem os requerimentos e afins diretamente no sistema. Além de acompanhar os pedidos e criar relatórios, otimizando o cotidiano, a Prefeitura efetuará economia ao trazer o projeto de modo eletrônico, sem mais usar o papel. Cerca de 5 mil processos por ano são disparados pelas equipes dos vereadores. No mês de estreia, 254 atendimentos foram computados no novo sistema.

 

Arquivo Municipal – Outro ponto em que a Prefeitura de Santo André está atualizando o processo é na gestão de documentos. Em uma primeira ação para desafogar o espaço do Arquivo Municipal, a administração eliminou em maio cerca de 11 toneladas de processos antigos em parceria com a iniciativa privada, que recolheu o material para reciclagem e ainda pagou aos cofres públicos aproximadamente R$ 5 mil. Há quase dez anos nenhum documento era eliminado do local, causando superlotação. O problema ocorria por conta da falta de legislação e da confecção de uma tabela de temporalidade. Em 2015 surgiu a lei para regulamentar a atividade e no ano passado a tabela supracitada.

A Prefeitura fará ações como esta regularmente e próxima ocorrerá em julho. “Esta é mais uma das ações visando diminuir a quantidade de papel produzido e armazenado na Prefeitura, o que sabemos gera um alto custo aos cofres públicos. Todos os processos fragmentados foram microfilmados ou tiveram seu tempo de vida útil expirado de acordo com nossa tabela de temporalidade. E este trabalho, sem dúvida, passa a ser um processo permanente”, explicou o secretário adjunto de Inovação e Administração, Pedro Seno.

A maioria dos arquivos eliminados, oriundos de processos apenas de 2006, apresentavam pedido de serviços, que foram executados ou não, mas que pela tabela de temporalidade já estavam encerrados. A atitude da atual administração despertou o interesse de outras administrações tanto municipais, quanto estaduais, que pagavam para a retirada do material e agora estão solicitando apoio para implantação do mesmo sistema em suas áreas.

Bastidor Político
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Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

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