spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?

Por Miguel Dias Pinheiro – Advogado

Não sei se por maldade, mas há uma gritante falta de conhecimento histórico quando alguém trata o 1º de maio como sendo “Dia do Trabalho” e não como “Dia do Trabalhador”.

Na opinião do Juiz do Trabalho Murilo Oliveira, professor da Universidade Federal da Bahia, “esta questão de nomenclatura não pode ser tida como um problema pequeno. Isto porque algumas mudanças de nomes, como esta, trazem um conteúdo ideológico de esvaziamento do sentido histórico do termo. Falar hoje em Dia do Trabalho pouco remete a luta pela redução da jornada de trabalho e as demais lutas dos trabalhadores. Comemorar o primeiro de maio tende a significar somente a exaltação de toda a pessoa que trabalha, que pode ser tanto um empregador que administra sua empresa, um trabalhador autônomo, ou um empregado. Assim, consegue-se, com uma pequena mudança de nome, desfocar as lutas dos trabalhadores, consagradas em parte no Direito do Trabalho. Mais apropriado, então, é referir-se ao dia de hoje como “Dia Internacional do Trabalhador”, em memória dos mártires de Chicago e em respeito à história das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras”.

No 1º de maio – Dia do Trabalhador -, celebram-se as lutas operárias em defesa da redução da jornada de trabalho. Em 1º de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, ocorreram fortes manifestações que resultaram em confronto com a polícia, resultando, inclusive, em mortes quando uma bomba explodiu e matou dezenas de trabalhadores. Na época, a polícia distorceu os fatos e responsabilizou os próprios trabalhadores pelas mortes em decorrência da explosão da bomba, sendo os dirigentes sindicais condenados à morte na forca. Somente por esse histórico explica-se que não se trata do Dia do Trabalho, mas, sim, Dia do Trabalhador.

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles