spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Corra a UBS: Campanha de vacinação contra gripe entra na última semana

No ano de 2017, foram 1.021 casos e 200 óbitos

         A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta a população ainda não vacinada contra a gripe para comparecer aos postos da Grande São Paulo, que abrange o Alto Tietê, Grande ABC, e as regiões

de Franco da Rocha e Osasco. Cerca de 1,3 milhão de pessoas que residem nesses locais ainda precisam ser imunizadas durante a campanha.

Até o dia 15 de junho, conforme cronograma do Ministério da Saúde, as doses gratuitas continuam disponíveis na rede pública de saúde, para todos os grupos do público-alvo.

Em todo o Estado, a expectativa é vacinar 10,7 milhões de pessoas contra o vírus Influenza, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha. Até o momento, 8,5 milhões de paulistas foram vacinados em SP, portanto ainda é preciso vacinar pelo menos 2,2 milhões de pessoas. O alerta especial é para crianças e grávidas, que ainda apresentam cobertura vacinal de 47% e 50%, respectivamente.

Especificamente na Grande São Paulo, das 4,8 milhões pessoas previstas na meta (de 90% da população-alvo), 3,5 milhões já receberam as doses. O número abrange cerca de 1,7 milhão de idosos; 482,5 mil crianças; 92,5 mil gestantes, 25,8 mil puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias), entre outros.

       “Para esses grupos tomar a vacina é especialmente importante para evitar complicações futuras, como pneumonia e internações hospitalares”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírusInfluenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Conforme diretriz do Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil. Em 2018, até o momento, foram notificados 458 casos de SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza, causador de gripes, e 71 óbitos. No ano de 2017, foram 1.021 casos e 200 óbitos.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles