spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Trabalho premiado da Saúde de Diadema é apresentado em congresso

Experiência Violências autoprovocadas e a pandemia de covid-19: novas pactuações necessárias foi destaque em atividade no Mato Grosso do Sul

O trabalho “Violências autoprovocadas e a pandemia de covid-19: novas pactuações necessárias”, da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, foi apresentado nesta terça-feira (12), durante a “17ª Mostra Brasil aqui tem SUS”, que integra a programação do Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, que acontece entre 12 e 15 de julho, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Para representar a experiência exitosa na rede pública de saúde de Diadema para os demais municípios estavam a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, a assessora do Gabinete Isabel Cristina Fuentes e as assessoras da Atenção Básica e autoras do trabalho: Cristiane Lopes de Souza, Denise Miyamoto Oliveira e Nancy Yasuda. A banca julgadora do trabalho contou com a participação de Ricardo Ceccim (UFRGS), Patrícia Bezerra (SES Alagoas), Claudia Le CoCq (Fiocruz) e Rodrigo Machado (Escola de Saúde de Minas Gerais). O município agora fica no aguardo da avaliação da comissão julgadora e na expectativa pelo resultado da premiação no evento.

A secretária Rejane Calixto fez questão de ressaltar a satisfação de levar o trabalho desenvolvido em Diadema para um evento de dimensão nacional. “Ter a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para representantes de vários municípios e estados diferentes reforça o nosso compromisso em ofertar um atendimento de qualidade para a população de Diadema e reforça a nossa capacidade de fazer a diferença e de criar soluções para os desafios que a rede de saúde apresenta. Podemos nos orgulhar do trabalho que nossa equipe vem fazendo e que nossa experiência sirva de referência para outras cidades”, afirmou.

Trabalho premiado A experiência exitosa de Diadema surgiu da necessidade de rearticular o Grupo Técnico das Violências – com representantes dos diferentes setores da saúde envolvidos no cuidado às pessoas em intenso sofrimento psíquico com pensamento de morte, ideação, planejamento e tentativa de suicídio e automutilação/autolesão -, para revisão e atualização do fluxo de atendimento e notificação das violências autoprovocadas. Com a Pandemia decretada em março de 2020, os serviços e a rede de saúde foram reorganizados para o atendimento dos casos de síndromes gripais em seus níveis de gravidade. O comportamento individual e coletivo da população também foi afetado o que impactou no aumento da procura pelos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), principalmente em novos casos.

A rede funcionando de forma desarticulada e avaliação de risco realizada em apenas um ponto da rede de urgência e emergência eram pontos de fragilidade neste processo.A partir desse diagnóstico, o fluxo de atendimento e notificação municipal foi revisado e pactuado, foi desencadeada a discussão dos fluxos internos dos serviços de saúde que fazem o acolhimento e atendimento dos casos e fortalecida a articulação com outros setores envolvidos com a temática, como a Assistência Social e Educação.

O trabalho foi escrito em conjunto porDenise Miyamoto Oliveira, Nancy Yasuda, Maria Luiza Leão Malatesta, Cristiane Lopes de Souza, Margareth Lodos Tangerino, Gabriel Gonçalves Mariano, Poliana Poiana Souza, JanínaLeslão, Maria do Socorro de Mesquita, Analdeci Moreira dos Santos e Rejane Calixto Gonçalves. O Projeto de Diadema está entre as 14 experiências exitosas do Estado de São Paulo premiadas na 18ª Mostra de Experiências Exitosas do SUS – 11º prêmio David Capistrano, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP).

Popular Articles