spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável”

Santo André, 21 de março de 2024 –  O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress, que reúne especialistas para compartilhar e valorizar ações inovadoras e sustentáveis. 

O Moeda Verde concorreu na categoria “Cidade Sustentável” junto a outras duas iniciativas: Quintal Florestal Sustentável, do município de Santarém, no Pará; e Programa de Eficiência e Transição Energética, da cidade de Hortolândia, em São Paulo. Os três finalistas foram selecionados entre 300 projetos inscritos, das cinco regiões do Brasil.

“Esta é a terceira vez que o programa está entre finalistas de um prêmio nacional e para nós é sempre uma grande honra. A maior recompensa é saber que, com o Moeda Verde, levamos alimentação saudável à população, ampliamos a reciclagem e garantimos mais proteção ao meio ambiente”, comemora o prefeito Paulo Serra. 

A presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Claudia de Fabris, representou o município na premiação nesta quinta-feira (21), na capital paranaense. “É o reconhecimento que reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e urbano. Cada dia a gente tem mais orgulho de compartilhar essa vivência com o maior número de municípios do Brasil”, afirma. 

O programa Moeda Verde foi criado em novembro de 2017 pelo Núcleo de Inovação Social e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Atualmente, a iniciativa está presente em 27 comunidades carentes do município. O programa já recebeu mais de 1.500 toneladas de recicláveis e, em troca, entregou mais de 290 toneladas de frutas, legumes e verduras. 

“Até o fim deste ano, o Moeda Verde atingirá a meta de chegar a 30 comunidades. A principal política pública socioambiental de Santo André já beneficia mais de 100 mil pessoas, levando dignidade alimentar e fortalecendo a consciência ambiental”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira. 

Outras premiações – Em 2021, o Moeda Verde foi eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade. 

Já em 2023, o programa ganhou, junto a outras iniciativas sustentáveis que são realizadas na cidade, a etapa estadual do prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria “Sustentabilidade”. A premiação foi promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles