spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

São Caetano é a cidade mais alfabetizada do Sudeste e a terceira do Brasil

São Caetano do Sul é a terceira cidade com maior índice de alfabetização do Brasil na faixa etária de 15 anos, e a primeira dentre os municípios que têm entre 100 mil e 500 mil habitantes.  É o que revela o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta sexta-feira (17/5). As informações integram o Censo 2022 – Alfabetização.

“Esses índices refletem o trabalho consistente que temos feito em favor da Educação, investindo na carreira do magistério, na infraestrutura de nossas escolas e nos recursos tecnológicos. Vamos continuar nesse caminho de excelência, que é a base do futuro de nossa cidade”, celebrou o prefeito José Auricchio Júnior.

Com 98,84% dessa população alfabetizada, São Caetano do Sul ocupa uma posição excepcional. Entre todos os 5.570 municípios brasileiros, fica atrás apenas de São João do Oeste (Santa Catarina), que tem 99,1% da população alfabetizada nessa faixa etária, e Westfália (Rio Grande do Sul), com 98,95% de taxa de alfabetização.

Na Região Metropolitana de São Paulo, onde os índices de alfabetização estão entre os melhores do País, São Caetano está à frente, por exemplo, de Santo André (97,99%), São Bernardo do Campo (97,6%), a capital (97,42%), Ribeirão Pires (97,18%) e Diadema (96,78%).

A porcentagem de analfabetos na população brasileira caiu de 9,6%, de acordo com o Censo de 2010, para 7%, pelos dados de 2022.

PRÊMIO

O IBGE optou por divulgar as informações referentes ao recorte etário de 15 anos ou mais por ser o mais utilizado, internacionalmente, para a aferição das taxas de alfabetização. Mas mesmo entre as crianças, os níveis de alfabetização de São Caetano têm se destacado.

Em fevereiro deste ano, São Caetano recebeu o Prêmio Destaque em Alfabetização, do Governo do Estado, na categoria Maior Percentual de Leitores. O anúncio foi feito por ocasião do lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado de São Paulo.

A totalização dos resultados no Estado indicou que 64% dos estudantes com até 7 anos foram considerados leitores iniciantes ou fluentes. Em São Caetano, este percentual é maior: 73% (39% em fase inicial e 34% fluentes). A cidade é a nona entre os municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes.

O prêmio foi concedido com base na Avaliação de Fluência Leitora, realizada pelo governo estadual no ano passado para mensurar o desempenho individual dos alunos de escolas estaduais e municipais na leitura e compreensão de textos escritos.

Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental foram avaliados por meio de um aplicativo de celular que gravou a leitura de um texto. Foram consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguiram ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto e entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado), atingindo 97% de precisão na leitura.

Por esse desempenho, São Caetano foi um dos 60 agraciados com o prêmio Maior Percentual de Leitores. Outros 60 municípios receberam o prêmio “Maior Percentual de Crescimento entre as Avaliações Diagnóstica e Somativa”.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles