spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

O primeiro turno do Grande ABC terminou com quatro prefeitos eleitos e três disputas pendentes.

Neste domingo (06/10), ocorreu o primeiro turno das eleições de 2024. No ABC, quatro municípios elegeram seus novos prefeitos, contudo, somente em Ribeirão Pires ocorreu uma reeleição. Haverá uma nova votação nas demais cidades no dia 27 de outubro. A disputa de 2020 será repetida em duas cidades, Diadema e Mauá. Em São Bernardo, o segundo turno será composto por figuras que tiveram algum papel na atual administração.

O segundo turno de 2020 será repetido em Diadema. Taka Yamauchi (MDB) desbancou o atual prefeito José de Filippi Jr. com 47,39% dos votos válidos. O PT atingiu 45,09%. Na Câmara, 15 dos 21 parlamentares se reelegeram. A Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) possui sete representantes na Câmara Municipal. Filippi foi eleito com 14 nomes, Taka com cinco, sendo dois da base de Gesiel Duarte (Republicanos) e um da base de Márcio da Farmácia (Podemos). Foram eleitas duas mulheres para o Legislativo de Diadema.

Outra reedição de 2020 em Mauá. Marcelo Oliveira, prefeito do PT, recebeu 45,13% dos votos válidos, enquanto Atila Jacomussi, do União Brasil, obteve 35,56%. Se Atila conseguir mudar sua condição eleitoral, o segundo turno será realizado em 27 de outubro. Marcelo elegeu 14 vereadores, Atila ganhou seis, Sargento Simões (PL) conquistou outras duas e Zé Lourencini (PSDB) obteve uma. Treze parlamentares foram reeleitos e nenhuma mulher foi eleita. PT e PRD possuem as maiores bancadas, cada uma com três membros.

São Bernardo é outra cidade que terá um segundo turno. Marcelo Lima, ex-vice-prefeito, obteve 28,64% dos votos válidos e irá confrontar Alex Manente (Cidadania), que obteve 26,53%. Embora a contagem tenha sido concluída com 100% de precisão, até o momento desta publicação, os 28 vereadores eleitos ainda não foram oficializados.

Guto Volpi, do Partido Liberal, foi reeleito prefeito com 46,72% dos votos válidos. Apenas três novos nomes foram introduzidos no Legislativo. Guto obteve 10 cadeiras, Gabriel Roncon (PP) conquistou outras seis e Renato Foresto (PT) obteve uma. A maior representação é do PL, com cinco membros.

Tite Campanella (PL) conquistou a prefeitura de São Caetano com 59,61% dos votos apurados. No Parlamento, terá 18 parlamentares apoiando seu governo. Dois deputados foram eleitos pelo grupo de Fabio Palacio (Podemos) e uma deputada pelo grupo de Professor Rafinha (PSOL). Seis assentos têm novos ocupantes e uma mulher foi escolhida.

Outro nome reeleito no primeiro turno foi Gilvan Júnior (PSDB), em Santo André. O tucano conquistou 60,98% dos votos válidos. No Legislativo, o futuro prefeito contará com o apoio de 18 vereadores eleitos em sua base. Outros quatro foram eleitos na base de Bete Siraque (PT), três na base de Luiz Zacarias (PL) e dois na base de Eduardo Leite (PSB). A maior bancada é da Federação PSDB/Cidadania com seis nomes. Uma mulher foi eleita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Popular Articles