22 de Novembro, quando Mauá ganha sua liberdade

Por Daniel Alcarria

Você, morador de cidade de Mauá não imagina que na data de hoje (22 de novembro de 2016), o torrão que anteriormente era denominada de Pilar, está completando 63 anos de emancipação político-administrativa. Isso mesmo, há pouco mais de meio século Mauá, o então distrito subordinado a Santo André conquistava sua autonomia.

A data rememora o dia da realização do plebiscito que concedeu a liberdade de Mauá (22 de novembro de 1953), mesmo sendo os movimentos emancipacionistas conhecidos desde a década de 1940. A votação final foi de 658 votos pelo SIM, 7 votos pelo NÃO, com 5 votos brancos e nulos que garantiram a independência dos mauaenses.

CURIOSIDADES

Dentre os 7 sufrágios contrários à causa emancipacionista, dois foram historicamente reconhecidos: Elio Bernardi e Luis Alesina teriam votado contra; o primeiro por entender que perderia espaço e prestigio político (o que não aconteceu) e o segundo por entender as dificuldades inerentes à instalação do novo município. Elio Bernardi foi prefeito de Mauá em duas oportunidades e Alesina secretário na primeira gestão e vereador na década de 1970.

 

Daniel Alcarria é jornalista, historiador e gestor público.

Sair da versão mobile