spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Consórcio ABC conquista R$ 3,2 milhões para novo plano regional de combate às enchentes 


O Consórcio Intermunicipal Grande ABC assinou contrato com o governo estadual para elaboração de um novo Plano Regional de Macro e Microdrenagem, que tem como objetivo fazer um diagnóstico do cenário atual e apontar intervenções necessárias para o combate às enchentes na região.  

A proposta é atualizar o plano regional de 2016, que, na ocasião, identificou a necessidade de 259 intervenções nas sete cidades para o combate das enchentes, entre elas redes de galerias e canais e piscinões. 

Foi este estudo que, por exemplo, indicou a construção do Piscinão Jaboticabal como a obra de maior impacto regional no combate às enchentes. Atualmente em obras, o projeto foi destravado pelo Estado em março de 2019 por peito do Consórcio ABC, após fortes chuvas que atingiram a região.  

Na ocasião, a entidade regional agendou reunião dos prefeitos das sete cidades com o então governador João Doria e apresentou o levantamento que apontava a importância da obra no combate às enchentes no Grande ABC. 

O Piscinão Jaboticabal ficará localizado nas proximidades da Rodovia Anchieta e na confluência entre os ribeirões dos Couros e dos Meninos, na divisa entre São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo.   

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, assinou nesta semana o contrato com Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que irá repassar R$ 3,2 milhões para a elaboração do estudo. O projeto está agora em fase de contratação da empresa que irá executar o serviço.  

O recurso é fruto de trabalho da equipe técnica e do Grupo de Trabalho (GT) Drenagem Urbana do Consórcio ABC, que defende a necessidade de rever as informações presentes no levantamento original produzido há sete anos. 

“O combate às enchentes é um desafio histórico de nossa região, e é papel do Consórcio ABC trabalhar para oferecer dados e informações para que os municípios tomem as melhores decisões na hora de planejar a drenagem urbana local”, afirmou Marcelo Oliveira. 

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles