Marcelo avança 6,3 pontos e chega a 37,6%, se aproximando de Atila, que tem 38,3%

Faltando apenas 16 dias para o 1º turno das eleições municipais, o prefeito de Mauá e candidato à reeleição, Marcelo Oliveira (PT), conseguiu se aproximar do deputado estadual e ex-prefeito Atila Jacomussi (União Brasil) na corrida pelo Executivo, de acordo com uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas encomendada pelo Diário. Marcelo agora registra 37,6% das intenções de voto, um avanço de 6,3 pontos percentuais em relação ao levantamento de julho, que apontava 31,3%. Já Atila teve uma leve oscilação positiva, passando de 36,9% para 38,3% — ambos dentro da margem de erro de 3,8 pontos.

Se a eleição ocorresse hoje, tanto Atila quanto Marcelo estariam no 2º turno. No cenário estimulado, que apresenta todos os candidatos, o vereador Sargento Simões (PL) e o empresário Zé Lourencini (PSDB) aparecem empatados com 4,7% cada. O apoio ao liberal caiu 5,2 pontos em relação a julho, enquanto Zé Lourencini teve uma leve oscilação negativa. A metalúrgica Amanda Bispo (UP), que participa da pesquisa pela primeira vez, soma 3,9%. Além disso, 6,6% dos entrevistados afirmaram que não escolheriam ninguém, optando por votos em branco ou nulos, e 4,3% disseram não saber ou não responderam.

Diante da margem de erro, Atila e Marcelo estão tecnicamente empatados na liderança. Além disso, há um empate técnico entre Simões, Lourencini e Amanda, com apenas 0,8 ponto de diferença entre eles.

Esse cenário reflete a polarização vista em 2020, quando Atila e Marcelo também se enfrentaram no 2º turno, com Marcelo saindo vitorioso ao conquistar 50,7% dos votos válidos, contra 49,3% de Atila.

A candidatura de Atila continua em situação indefinida. Na última segunda-feira, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) havia concedido efeito suspensivo à rejeição das quatro contas da gestão de Atila como prefeito entre 2017 e 2020, permitindo a validação de seu registro. Porém, na terça, o STJ reconsiderou essa decisão.

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores são questionados sem nomes apresentados, Atila aparece com 28,7%, enquanto Marcelo tem 25%. Amanda e Zé Lourencini vêm a seguir, com 2,1% cada, e Sargento Simões com 1,7%. Votos em branco, nulos ou que não escolheriam ninguém somam 5,4%, e 34,3% não souberam ou não quiseram responder.

O instituto também perguntou quais candidatos os eleitores descartariam. Atila lidera essa lista, com 30,6%, seguido por Marcelo com 29%. Zé Lourencini tem 16,6%, Sargento Simões 16,4% e Amanda 13,9%. Apenas 4,6% disseram que poderiam votar em todos os candidatos. Não souberam ou não quiseram responder 7,7%. A pesquisa ouviu 700 eleitores e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código SP-05280/2024.

Sair da versão mobile