Kiko volta às ruas, Volpi fortalece o PL e Amigão aposta nas redes

Por Samuel Boss

As eleições de 2020 se aproximam e os principais protagonistas de Ribeirão Pires já se movimentam buscando aumentar musculatura.

Clovis Volpi fortaleceu o PL (Partido Liberal), incluindo no diretório o Centro de Formação de Políticas Públicas. Com aulas sempre bem frequentadas e a presença de grandes lideranças da cidade, traz ao ex-prefeito o prestígio de liderança.

O vereador Amigão (PTC) em seu primeiro mandato conseguiu se destacar dos demais parlamentares. Um trabalho bem organizado nas redes sociais o colocou como candidato natural na disputa.

O prefeito Kiko Teixeira (PSB)  tenta equilibrar a gestão de uma dívida herdada e a necessidade de apresentar políticas públicas para população. Com as movimentações das outras peças do tabuleiro, o prefeito foi obrigado a voltar às ruas.

Volpi terá o problema de convencer os eleitores que sua saída para Mauá em 2016 foi apenas um devaneio, um erro estratégico, um namoro de verão. A escolha do vice também contará muito para o sucesso eleitoral do ex-prefeito, além do discurso coletivo de renovação na política.

Amigão tem um bom discurso, tem pinta de candidato, mas peca na execução de suas estratégias. O atropelo da crítica pela crítica, e essa sana de colocar seus pares da Câmara como ‘profanos’ e apenas ele como ‘puro’, afasta a possibilidade de se ter coalizão e um grupo forte. Amigão precisa de um estrategista mais velho para equilibrar a ansiedade da sua juventude.

Kiko naturalmente crescerá no último ano de mandato. Tem a máquina para agregar aliados e entregará algumas obras nos bairros que lhe trará de volta alguns votos perdidos nestes dois anos e meio. Porém, o prefeito tem ainda a sombra da questão jurídica. Com duas condenações em segunda instância, fica sempre a dúvida sobre a possibilidade real do registro de candidatura. 

Uma coisa é certa, se o cenário permanecer o mesmo, estão aí o primeiro, o segundo e o terceiro lugar nas eleições de 2020. Só basta saber quem conseguirá vencer a disputa e quem amargará as demais posições.

Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.
Sair da versão mobile