Ribeirão Pires promoveu castração de cães e gatos neste domingo(14)

A ação contemplou protetores independentes e donos de pets previamente cadastrados pela Secretaria de Meio Ambiente

A prefeitura de Ribeirão Pires realizou neste domingo, dia 14, a primeira etapa das campanhas de castração de cães e gatos. A segunda etapa será  realizada no próximo domingo, dia 21. A ação contempla donos de pets e protetores independentes previamente inscritos.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e contou com o apoio da Secretaria de Saúde, que cedeu o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para a realização dos procedimentos. As castrações estão sendo realizadas pela Veterinária Gaia com o apoio de especialistas do CCZ e do Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal.

secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo

“É uma alegria muito grande. Depois de quase dois anos e meios que estávamos sem campanha de castração na cidade, retomarmos essas atividades”, disse a secretária de Meio Ambiente Andreza Araújo. 

“Quando se cuida da Atenção Básica também dos animais é um fruto que nós vamos colher  daqui dois ou três anos. O apoio da Saúde para essas ações será incondicional”, observou o secretário de Saúde, Audrei Rocha.

Abandono – Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil, existem 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. Além do sofrimento do abandono, esses animais estão suscetíveis a doenças zoonóticas, ou seja, doenças que podem ser transmitidas para humanos.

Balanço – neste domingo foram castrados cerca de 100 animais. A previsão é que na próxima etapa outros 100 sejam contemplados na campanha.

Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.
Sair da versão mobile