Rio Grande da Serra é considerada a cidade mais segura da Grande São Paulo

O levantamento foi feito pelo Instituto Sou da Paz nas cidades paulistas

Rio Grande da Serra lidera a lista das cidades mais seguras da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o levantamento de Índice de Exposição a Crimes Violentos realizado pelo Instituto Sou da Paz no ano de 2022.

O Índice de Exposição aos Crimes Violentos é produzido a partir de dados públicos oficiais de segurança pública no estado de São Paulo, e a cidade de Rio Grande da Serra aparece com 5,26, o menor índice IECV Geral das 32 cidades da região metropolitana.

Para a prefeita Penha Fumagalli, o resultado é fruto dos investimentos feitos na área de segurança. “O resultado nos orgulha muito, pois temos feito grandes investimentos na segurança pública de Rio Grande da Serra com novas viaturas, armamentos e treinamento para nossa Guarda Civil, que tem feito um excelente trabalho na cidade. Agradeço também o empenho das Polícias Civil e Militar que têm sido parceiras no combate ao crime em nossa cidade”, falou a prefeita.

Vale lembrar que foram criadas especializadas da Guarda Civil Municipal de Rio Grande da Serra durante o período analisado pelo Instituto: como a Guardiã Maria da Penha, fundamental no combate à Violência Contra a Mulher, a ROMU e ROMO, responsáveis por Rondas Ostensivas no Município, a chegada de mais armas para a corporação, além dos 10 novos Guardas Civis Municipais, fortalecendo a GCM da cidade.

De acordo com o Secretário de Segurança Urbana, Trânsito e Defesa Civil, Charles Fumagalli, o trabalho conjunto entre a GCM, Polícia Militar e Polícia Civil foi crucial para esse êxito. “Estamos muito felizes com o resultado da pesquisa realizada pelo instituto, gostaria de dizer que trabalhamos muito para que a nossa Rio Grande da Serra seja a cidade mais segura da Grande São Paulo, e contamos com o belo trabalho da nossa GCM, em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, resultando em várias operações bem-sucedidas, desde apreensões de entorpecentes até o combate ao crime organizado. Em nome da Prefeita e da Secretaria de Segurança Urbana quero agradecer o empenho da GCM da nossa cidade e dos municípios parceiros que tornara possível essa conquista para o povo de Rio Grande da Serra”.

Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.
Sair da versão mobile