spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

44% das pessoas não comparecem em seus exames agendados, aponta Prefeitura de Santo André

Um balanço realizado pela Secretaria de Saúde apontou que no primeiro semestre deste ano, das 54.417 consultas agendadas na rede, 40% não tiveram o comparecimento dos usuários e nem aviso prévio da falta. As especialidades com maior índice de absenteísmo foram neurologia, com 58% de faltas do total de agendamento para a especialidade; em seguida, dermatologia com 55% de faltas e ortopedia com 39%.

No caso dos exames, os índices são ainda mais preocupantes: em 44% dos 98.265 exames agendados no primeiro semestre de 2018, os usuários não compareceram. Os principais exames com maior índice de falta foram: ultrassom de mamas com 45%, ultrassom transvaginal com 45% e do total de agendamentos para endoscopia, 36% estavam ausentes no dia e horário marcados. Esses exames são utilizados para diagnosticar, entre outras doenças, câncer de mama, tumores de ovários e câncer de estômago, respectivamente.

Como forma de contornar o problema, que compromete vagas que poderiam ser ocupadas por outras pessoas, a administração adotou a estratégia do overbooking (excesso de reservas, em português) na marcação de exames. “Já contando com essas faltas, nós fazemos alguns agendamentos a mais. Por exemplo, numa agenda com 10 vagas, se a gente sabe que em média faltam duas pessoas, vamos agendar duas a mais, sempre respeitando o limite de atendimento dos profissionais. De qualquer forma, mesmo se comparecerem os 12 pacientes marcados, todos serão atendidos. Essa foi uma medida necessária para diminuir a perda de vagas por conta das faltas”, explica o assessor técnico de Gestão Estratégica, Victor Oliveira Chiavegato.

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles