Gilvan e Paulo Serra pressionam Ramuth a respeito do Metrô na área.

Gilvan Junior (PSDB), prefeito eleito de Santo André, e o atual prefeito Paulo Serra (PSDB), solicitaram ontem ao vice-governador Felício Ramuth (PSD) a implementação do Metrô no Grande ABC. O projeto da Linha 20-Rosa, que ligará a Capital a Santo André, passando por São Bernardo, tem previsão de conclusão para 2035. Os três estiveram presentes na 11a edição do evento Construindo o Grande ABC, organizado pela ACIGABC (Associação de Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). O evento, realizado no Clube Atlético Aramaçan, contou com a presença de dezenas de empresários do setor imobiliário.

Durante a abertura do evento, Júlio Dias, presidente da ACIGABC, proferiu um discurso empolgado sobre a relevância da colaboração entre os setores público e privado para o progresso da área. “A coesão é o segredo para um novo Grande ABC”, declarou Dias, enfatizando a importância da união entre as sete cidades para um desenvolvimento unificado e sustentável. O gestor enfatizou que, em um contexto de colaboração, os desafios dos municípios se tornam mais simples de superar, contribuindo para um progresso regional mais unificado e eficaz.

Dias mencionou que o segmento, formado por aproximadamente 100 membros no Grande ABC, cria mais de 25 mil postos de trabalho diretos e indiretos, além de construir aproximadamente 5 mil residências por ano.

Os pronunciamentos das autoridades presentes enfatizaram a necessidade de construir uma linha do Metrô que conecte a Capital ao Grande ABC. Gilvan fez uma solicitação direta ao vice-governador: “Necessitamos do tão almejado metrô, que traga benefícios para Santo André e toda a região do Grande ABC”, afirmou.

Ramuth respondeu que a instalação do metrô na área é um plano de médio e longo prazo, porém destacou que alterações já estão em andamento.

O vice-governador forneceu detalhes acerca do Projeto Lote ABC Guarulhos, que envolve a concessão à iniciativa privada das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix (Guarulhos-São Bernardo, passando por Santo André) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). De acordo com Ramuth, o projeto evoluiu da etapa de “Qualificação na Parceria Público-Privada” em 2023 para a de consulta pública neste ano. Em seguida, ocorrerá a criação do edital, a realização do leilão e, finalmente, o começo da construção. De acordo com o vice-governador, R$ 18 bilhões serão aplicados em 65 km de linhas com uma concessão de 30 anos.

“Estamos progredindo na infraestrutura metroferroviária, e o Trem Intercidades (que conectará a Capital a Campinas), que já foi licitado, está em andamento”, esclareceu. Ramuth também enfatizou que o anúncio do edital da Linha 14-Ônix está agendado para o primeiro trimestre de 2025. De acordo com o vice-governador, a criação desta nova linha beneficiará aproximadamente 940 mil usuários, ampliando a malha metroferroviária.

Sair da versão mobile