spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Santo André inicia mapeamento e diagnóstico de agricultores urbanos

Ação do Semasa objetiva estruturar políticas públicas para os hortelões

Santo André, 2 de novembro de 2023 – Buscando por alternativas e ações que contribuam para a redução dos resíduos enviados ao Aterro Sanitário e com vistas a fomentar a economia local, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou nesta semana o levantamento de agricultores urbanos de Santo André, também conhecidos como hortelões. O trabalho conta com o apoio do Núcleo de Inovação Social da Prefeitura de Santo André.

O objetivo central do diagnóstico é estruturar uma política pública municipal de agricultura urbana e periurbana. O levantamento preliminar realizado pela autarquia apontou que existem  206 hortelões atuando em áreas da Enel (linhas de transmissão de energia), 19 hortas em unidades escolares e três em centros de formação profissional. Além disso, foram identificados alguns espaços que são utilizados para cultivo de plantas ornamentais.

O diagnóstico realizado percorrerá todo o município encontrando e identificando estas pessoas que atuam na agricultura urbana. Além de observar os espaços e entender melhor como as hortas estão estruturadas, os agentes colherão informações – por meio de um questionário próprio – sobre dados sociodemográficos e socioeconômicos, tipo de culturas do local, horário de funcionamento, técnicas de conservação do solo ou adubação adotadas, se há pragas ou doenças nos produtos, entre outros questionamentos.

O mapeamento deve ser finalizado em 30 dias e, após esse período, os dados serão compilados para formatar o diagnóstico final. Durante a abordagem, os agentes também registrarão apontamentos realizados pelos hortelões, como algum problema enfrentado, dificuldades, etc.

Caso o munícipe conheça alguma horta urbana ou o próprio agricultor, e queira informar ao Semasa que atua em um espaço  na cidade, é possível enviar os dados pelo formulário on-line https://forms.gle/M7aEzenyKLSdwxHa6.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles