Utinga e Vila Metalúrgica recebem obras do programa Banho de Luz

Plano de modernização do sistema de iluminação pública de Santo André já alcançou quase a totalidade do segundo subdistrito

O programa Banho de Luz, que realiza a modernização do sistema de iluminação pública de Santo André, está na fase de final de intervenções nos bairros Vila Metalúrgica e Utinga. Desta forma, quase a totalidade do segundo subdistrito já conta com cobertura de lâmpadas de LED nas vias.

Em vistoria realizada recentemente na região, o prefeito Paulo Serra, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzetti Filho, caminhou por algumas vias, conversou com munícipes e celebrou o avanço do programa.

“Estamos avançando para levar o Banho de Luz para todo o segundo subdistrito. O programa faz diferença na qualidade de vida e para a segurança das pessoas, e ainda proporciona economia”, destacou o prefeito Paulo Serra.

No total, o Banho de Luz já ultrapassou 70% de cobertura em Santo André. As luminárias antigas de vapor de sódio (amarelas) são substituídas por LED (brancas), que têm a metade da potência, porém mais que o dobro da performance, em ganho de quase cinco vezes.

O objetivo do Banho de Luz é alcançar 100% de cobertura em Santo André, o equivalente a 53 mil pontos, que estão distribuídos em aproximadamente 1,3 mil quilômetros de vias. A pretensão da prefeitura andreense é economizar 52% em consumo de energia, o equivalente a 842,2 MW/mês.

Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 77 milhões com a modernização da iluminação pública de Santo André por meio do Banho de Luz. A previsão é que sejam investidos, até o fim do processo, R$ 98 milhões.

O programa Banho de Luz vem realizando também a modernização de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, permitindo que as equipes da Prefeitura tenham controle total dos pontos luminosos.

Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.
Sair da versão mobile