Virada Inclusiva celebra Dia da Pessoa com Deficiência no Parque Celso Daniel

Como forma de comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Santo André realizou neste domingo (3), no Parque Celso Daniel, a Virada Inclusiva, em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento fez parte da programação do “Domingo no Parque” e contou com feiras, estandes de entidades, jogos, brinquedos infláveis, cama elástica, triciclo inclusivo e apresentações artísticas.

Segundo o prefeito Paulo Serra, o evento tem como um dos objetivos estimular a igualdade no lazer e nas práticas esportivas. “A cidade está voltando a ser protagonista nas políticas públicas inclusivas, então fazemos hoje várias atividades culturais e esportivas para todos os gostos. É um símbolo, uma marca de uma luta diária, mas que hoje conseguimos centralizar”, afirmou o prefeito.

A secretária adjunta de Esporte e Prática Esportiva, Laís Elena, lembra que a inclusão é uma das bandeiras do programa de governo da atual administração. “Todos os eventos que promovemos são importantes. Hoje eu fiquei muito contente pela participação de todas as alunas da ginástica promovida pela Prefeitura. Elas estão em atividade e colocando a saúde em dia. Estamos procurando cada vez mais evoluir a parte de lazer e da prática esportiva para a melhoria da saúde”, disse Laís.

Idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Virada Inclusiva teve a Prefeitura de Santo André como um dos apoiadores. O evento incentiva e possibilita que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, metrô, e todos os espaços possíveis.

O evento é gerido pela Abaçaí Organização Social de Cultura e conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer.

3 de dezembro – O dia internacional das pessoas com deficiência é uma data celebrada no mundo todo. Promovida pelas Nações Unidas desde 1992, a data tem como objetivo promover uma maior compreensão quanto à defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.

Sair da versão mobile