spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Hospital do ABC integra ranking nacional de sustentabilidade e alimentação saudável

Hospital São Luiz São Caetano do Sul, da Rede D’Or, possui o selo Green Kitchen desde 2021, e neste ano alcançou a categoria Pin 3, ficando entre os integrantes com as maiores pontuações do programa

O Hospital São Luiz São Caetano do Sul, da Rede D’Or, conquistou neste mês um importante diferencial relacionado à sustentabilidade, ao receber o selo “Green Pin 3”, do Programa Nacional Green Kitchen (em português, Cozinha Verde).

Concedido anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam), o selo Green Kitchen atesta o compromisso da instituição com a sustentabilidade em suas operações relacionadas à alimentação em suas cozinhas e refeitórios.

O “Pin” é como um reconhecimento extra aos integrantes com maiores pontuações durante a avaliação para obtenção do selo principal, divididos em diferentes categorias.

Desde a concepção do projeto do Hospital São Luiz São Caetano a sustentabilidade é uma prioridade. “São diversas ações, que integram desde a arquitetura do prédio, até os processos diários, que visam redução de resíduos, economia de recursos, responsabilidade social e incentivos à inovação”, destaca Michele Batista, diretora Geral.

O prédio, com mais de 37 mil metros quadrados, foi projetado desde o início para abrigar uma unidade hospitalar e conta com diferenciais, como captação de águas pluviais, aproveitamento de luz natural, vidros reflexivos (controle de luz, calor e ruídos), aproveitamento de calor gerado pelos equipamentos de ar condicionado para aquecimento de torneiras e chuveiros, além de redutores de vazão de água.

No setor de Nutrição e Dietética da unidade, responsável pela conquista do selo Green Kitchen desde 2021, é possível destacar iniciativas relacionados à promoção de uma alimentação mais saudável para funcionários e pacientes.

“Por exemplo, não fazemos frituras com imersão em óleo ou uso de temperos industrializados, atitudes simples, mas que melhoram significativamente a qualidade das refeições servidas”, explica Aline Eiras, supervisora de nutrição do São Luiz São Caetano.

O São Luiz São Caetano também busca minimizar o uso de descartáveis em todos os setores, realiza rondas ambientais diárias e promove a logística reversa de capsulas de café, onde o pó é utilizado como adubo e as capsulas voltam para as linhas de produção do fornecedor.  

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles