Deputada Rosana Valle quer trazer para o Brasil projeto antienchente do Japão 

Parlamentar do PL-SP viaja em comitiva para a terra do sol nascente neste domingo (19/3), para conhecer in loco macrodrenagem de referência mundial de Tóquio 

Se depender da deputada federal Rosana Valle (PL-SP), um projeto de referência de macrodrenagem do Japão pode ser implementado no Brasil para fazer frente aos constantes problemas de enchentes que afetam as metrópoles, sobretudo o Litoral Norte e a Baixada Santista, no estado de São Paulo. Neste domingo (19/3), a parlamentar de Santos-SP viaja ao Japão para uma série de compromissos oficiais, incluindo uma visita técnica ao Canal Subterrâneo de Escoamento da Área Metropolitana, em Tóquio.  

Segundo Rosana, existe a real possibilidade de a tecnologia japonesa de combate à cheias ser executada no Brasil, o que poderia colocar um ponto final no sem-número de catástrofes que ocorre em várias partes do estado em decorrência, muitas vezes, da ausência de projetos estruturais de grande porte. Uma parceria renovada nessa 4ª feira (15/3) entre o Governo Bandeirante e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês) possibilita uma colaboração mútua, técnica e financeira na execução de projetos de saneamento básico de energia no estado, além de medidas contra mudanças climáticas e a prevenção a desastres. O convênio é válido por cinco anos: 

“Nosso objetivo é trazer esse modelo para o Brasil. Graças à parceria entre o Estado e a agência de fomento japonesa, temos a oportunidade de acabar com esse problema histórico, por meio de um sistema robusto e tecnológico de prevenção a enchentes. Por isso, vou conhecer de perto, em Tóquio, essa grande obra e lutar para a sua implantação na Baixada Santista e no Litoral Norte”, defende a congressista, que está em seu segundo mandato.  

Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.
Sair da versão mobile