Campanha Eleitoral Inicia nesta Sexta com 33 Chapas no ABC

A partir desta sexta-feira (16/08), a campanha eleitoral tem início oficial no ABC, com 33 chapas concorrendo para prefeito e vice em busca dos votos para comandar as prefeituras das sete cidades da região, que somam 2,1 milhões de eleitores. Confira o que é permitido e o que não é durante este período, além das chapas que estarão em campanha em cada município.

De acordo com o calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a partir de 16 de agosto, a publicação de propaganda eleitoral, incluindo na internet, é autorizada. Transmissões ao vivo realizadas pelos candidatos, mesmo que não sejam sobre a eleição, são consideradas como promoção de candidatura e configuram ato de campanha eleitoral pública.

Entre 16 de agosto e 5 de outubro, o uso de alto-falantes será permitido das 8h às 22h, e comícios podem ocorrer até o dia 3 de outubro. A distribuição de material gráfico está liberada até as 22h do dia 5 de outubro, assim como caminhadas, carreatas e passeatas.

Até 4 de outubro, é permitido o pagamento de divulgações na imprensa escrita e a reprodução de até 10 anúncios de propaganda eleitoral por veículo, em datas variadas, para cada candidato. A circulação de mensagens pagas ou impulsionamento de propaganda eleitoral na internet também é permitida até essa data.

Nesta sexta (16/08), os Tribunais Regionais Eleitorais definirão quais emissoras de rádio e televisão irão veicular a propaganda eleitoral gratuita. A partir do início da campanha, a realização de enquetes sobre o processo eleitoral será proibida, e as autoridades terão poder de fiscalização para coibir sua divulgação.

No ABC, a eleição deste ano conta com 16 chapas a menos do que em 2020. Desde o fim das convenções em 5 de agosto, apenas uma desistência foi registrada: André Ribeiro, conhecido como André do Viva (PRTB), desistiu da candidatura à Prefeitura de Santo André, que ainda tem o maior número de chapas, com seis. Mauá, São Bernardo e São Caetano têm cinco chapas cada, enquanto Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra têm quatro chapas cada. Todos os candidatos já estão disponíveis no site DivulgaCand do TSE. Entre os 33 candidatos a prefeito, cinco são mulheres, e entre os 33 candidatos a vice, 13 são mulheres.

Sair da versão mobile