Doria e Covas retiram gratuidade para idosos em transporte público

As gestões Bruno Covas e João Doria, ambos do PSDB, decidiram retirar o direito de idosos acima de 60 anos de viajar gratuitamente em ônibus, trens e metrô na capital, além dos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo, em uma ação conjunta para reduzir os custos do transporte. A medida, que começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2021, atinge as linhas intermunicipais da EMTU, Metrô, CPTM e linhas municipais da Capital.

Covas conseguiu aprovação da Câmara Municpal para retirar o benefício na terça-feira (22) e, já nesta quarta (23), sancionou o texto. No caso do governo do Estado, Doria editou, nesta quarta-feira, no Diário Oficial, um decreto que suspendeu a regulamentação da lei estadual que estabelecia o benefício.

Idosos acima de 65 anos não pagam passagem por causa do Estatuto do Idoso, uma lei federal. Em São Paulo, esse limite havia baixado para 60 anos em 2013, durante as gestões Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), em uma medida adotada em meio aos protestos contra o aumento da tarifa ocorridos naquele ano.

Sair da versão mobile