Homem fica soterrado por 12 horas, mas foi salvo por PM’s

Policiais militares do 40º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) salvaram a vida de um homem que se acidentou e corria risco de morte por soterramento na manhã desta sexta-feira (4), em Ibiúna, na região de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo.


Os policiais foram acionados via Copom para atender a uma ocorrência na área rural do município. As denúncias indicavam que um indivíduo alegava estar amarrado. Em posse das informações preliminares, os policiais foram até o local preparados para lidar com uma ocorrência de roubo em andamento. 


Ao chegarem no local indicado, porém, os policiais militares, soldado Gorgan e soldado Glebson, ouviram os gritos de socorro e realizaram uma varredura em busca da vítima. 

soldado Gorgan e soldado Glebson


Em meio a uma área de difícil acesso, os PMs visualizaram uma tubulação de escoamento de água e notaram que os pedidos por socorro partiam daquele ponto. Os soldados iluminaram o duto e então avistaram um homem parcialmente soterrado. O indivíduo acidentado foi encontrado bastante debilitado, delirando e de cabeça para baixo. 
A Polícia Militar constatou que um trecho de terra em uma encosta naquela área cedeu e soterrou parcialmente o homem. “Então nós colocamos em prática os procedimentos de resgate e primeiros socorros que aprendemos na corporação”, afirma o soldado PM Glebson.


Os policiais cavaram por aproximadamente uma hora até que fosse possível liberar o corpo da vítima. O Corpo de Bombeiros foi acionado e então o indivíduo – que ficou soterrado por aproximadamente 12 horas – foi retirado do local e socorrido ao Hospital de Ibiúna. “Fizemos o possível para prestar o melhor atendimento possível e preservar a vida do cidadão. Isso é o mais importante”, finaliza o soldado.


A GCM de Ibiúna, o SAMU e o Corpo de Bombeiros de São Roque auxiliaram no resgate. O indivíduo encontra-se em observação e não corre risco de morte.

Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.
Sair da versão mobile